quinta-feira, 22 de outubro de 2009

leitura dimâmica

A maioria das pessoas, quando perguntada, diz que não gosta de ler, porque isto lhe dá sono. Na verdade, não é a leitura que dá sono, e sim o modo como ela é realizada. Devido ao modo como aprendemos a ler, as pessoas ficam com hábitos prejudiciais de leitura , tais como:
1) Sub-vocalização(leitura como os lábios ou com a garganta)
2) Leitura Linear (palavra por palavra)
3) Leitura desatenta (com constantes re-leituras do mesmo trecho, e uma baixa retenção do conteúdo lido)

Também em razão deste tipo de leitura, as pessoas acostumam-se a ler pouco, o que acarreta na maioria dos casos num pequeno repertório de palavras. Assim, qualquer palavra que desconheçam (devido a pouca leitura) provoca-lhe um desconforto interno incosciente, que elas (as pessoas) procuram justificar-se dizendo para si próprio e para os outros que não gosta muito de ler.

Existem, então, dois motivos básicos pelos quais você lê errado:

1) o modo como aprendeu a ler.
2) ler de modo inconstante.
Na verdade, um decorre do outro: você lê pouco, devido ao modo como aprendeu a ler. É claro que isto não significa que não saiba ler; isto significa apenas que, em sua aprendizagem, foi imposto um limite à sua velocidade de leitura, limite este que você jamais tentou superar.

Quando se ensina uma pessoa a ler, as palavras são divididas em sílabas, para facilitar a aprendizagem da leitura. Além disso, as palavras são lidas em voz alta, sílaba por sílaba. Infelizmente, depois de aprendida a leitura, as pessoas continuam a ler fazendo esta vocalização das palavras; mesmo que silenciosamente. Na verdade, este é o maior obstáculo à leitura rápida.

Para aprender a ler dinamicamente, de um modo veloz e produtivo, você deve mudar o seu método de leitura, o que se pode conseguir com um treinamento especial. Primeiro, você deve perder o hábito de sub-vocalizar as palavras. depois, deve habituar-se a enxergar o conjunto de palavras, ao invés das palavras isoladas. À medida que progredir nos exercícios, você conseguirá enxergar blocos cada vez maiores de palavras de uma só vez. Com o exercícios, você conseguirá enxergar blocos cada vez maiores de palavras de um só vez. Com os exercícios de atenção, aprenderá a aumentar a sua atenção durante a leitura, o que fará que retenha cada vez mais o conteúdo do que ler.

A velocidade que conseguir atingir, a par desta retenção de conteúdo, darão um prazer cada vez maior às suas leituras.

Faço os seus exercícios progressivamente, sem pressa e sem pular nenhum, de modo persistente. Escolha um lugar sossegado, e procure colocar-se de modo relaxado e receptivo, confiando que irá conseguir o que deseja.

fonte:
http://www.algosobre.com.br/leitura-dinamica/1.-leitura-dinamica-introducao.html
acesso em 22 de outubro de 2009

Um comentário:

  1. Fiz um curso de taquilexia (Leitura Dinâmica), a fim de enriquecer minha habilidade, com vistas à plenitude no conceito da Antropomática. Minha agilidade passou de 250 palavras por minuto a 2.300, no decorrer dos 5 dias de 3 horas do curso. Cheguei, depois, com a prática, a 10.000 ppm. Acho importante, para que a pessoa possa ser um verdadeiro Antropômata, o aprendizado da taquilexia, tanto quanto da taquigrafia (Escrita Veloz), muito útil, principalmente para os jovens que estão se preparando para entrar na Universidade. Estas duas práticas serão muito úteis, tanto para a realização das pesquisas quanto para as anotações em salas de aula, palestras e seminários. Outras habilidades importantes, que servem, tanto na Universidade, quanto, posteriormente, na vida profissional, são os treinamentos de Cálculo Mental, Memorização, Administração de Tempo, Agilidade Gestual e Análise Fatorial Espacial. Uma pessoa que consiga fazer todos estes cursos, mesmo que seja mediante treinamento próprio, autodidático, certamente se tornará um profissional mais competente, em qualquer área em que atue, com possibilidade de grande sucesso, por realizar mais atividades em menos tempo, com menos esforço e menos gasto de energia pessoal (menos cansaço, mais produção = mais resultados, mais clientes, mais rendimento, inclusive financeiro). Pense nisso.
    Entre no mundo da Antropomática. O mndo dos vencedores, numa sociedade cada vez mais competitiva.

    ResponderExcluir